É uma filosofia de gerenciamento que procura otimizar a organização de forma a atender as necessidades do cliente no menor prazo possível, na mais alta qualidade e ao mais baixo custo, ao mesmo tempo em que aumenta a segurança e o moral de seus colaboradores, envolvendo e integrando não só a manufatura, mas todas as partes da organização. O Sistema Toyota de Produção (Toyota Production System – TPS ) tem sido, mais recentemente, referenciado como “Sistema de Produção Enxuta”, termo para definir um sistema de produção muito mais eficiente, flexível, ágil e inovador do que a produção em massa; um sistema habilitado a enfrentar melhor um mercado em constante mudança. Na verdade, produção enxuta é um termo genérico para definir o Sistema Toyota de Produção (TPS ).
Os princípios mais importantes desse sistema são: eliminação de desperdícios, fabricação com qualidade e o comprometimento e envolvimento dos colaboradores ao lado da fabricação com qualidade e da eliminação de desperdícios, que são representados no diagrama abaixo:
Superprodução, a maior fonte de desperdício.
Tempo de espera, refere-se a materiais que aguardam em filas para serem processados.
Transporte, nunca geram valor agregado no produto.
Processamento, algumas operações de um processo poderiam nem existir.
Estoque, sua redução ocorrerá através de sua causa raiz.
Movimentação, desperdício de tempo com movimentos inuteis
Defeitos, produzir produtos defeituosos significa desperdiçar materiais, mão-de-obra, movimentação de materiais defeituosos e outros.
Criatividade, perda de tempo, habilidades, ideias e melhorias por não envolver ou ouvir seus colaboradores